Esportes, Italianidade

Participação italiana nas conquistas do Brasil

O Brasil inicia nessa noite (8), diante da Bolívia, no estádio do Mangueirão, em Belém-PA, a sua caminhada rumo a disputa da Copa do Mundo e por consequência o sonho de mais um troféu para a sua gloriosa história

Uma particularidade na vida da seleção brasileira de futebol, entretanto, é a participação italiana e ítalo-brasileira nas conquistas do Brasil em Mundiais, as quais destacamos:

– 1958: Mazzola (José João Altafini) anotou dois gols na campanha do primeiro título brasileiro. Na Copa seguinte, ele atuou pela seleção italiana. É um dos maiores artilheiros da história da Série A Italiana com 216 gols marcados. O técnico da seleção naquela ocasião foi Vicente Italo Feola, paulistano do bairro do Brás, em São Paulo, e filho de imigrantes italianos de Castellabate, no sul da Italia. O capitão da equipe, o zagueiro Bellini, era filho de imigrantes italianos da cidade de Ferrara, no nordeste da Italia.

– 1962: Devido as condições climáticas no Chile na época da realização da Copa do Mundo, uma das alternativas encontradas pela CBD (Confederação Brasileira de Desportos) foi encomendar os uniformes da seleção brasileira vindos de um fabricante direto da Itália.

– 1970: A grande final do torneio colocou frente a frente italianos e brasileiros, pela primeira vez na história da competição. O Brasil goleou a Azzurra por 4 a 1, com um futebol mágico e conquistou o tricampeonato.

– 1994: Após 24 anos, novamente Italia e Brasil se encontraram numa decisão de Copa do Mundo, realizada nos Estados Unidos. Após empate em 0 a 0, os brasileiros venceram a taça nos pênaltis com Roberto Baggio desperdiçando a última cobrança.

– 2002: O técnico da seleção brasileira de futebol na última conquista foi Luiz Felipe Scolari. Felipão é descendente de italianos da região do Vêneto, no nordeste da Italia. O treinador além  da nacionalidade brasileira, possui também a cidadania italiana.

Padrão

Deixe um comentário