Esportes, Italianidade

Juventus 100 anos!

Cresci e estudei na Mooca. Minha formação moral vem dos seus cortiços, sua gente, linguajar, trejeitos e vilas operárias italianas. Amigos, familiares e amores estão no bairro fabril.

Ali meus antepassados fincaram raízes no inicio do século XX. Cultivaram alegrias, valores e tradições.

O cheiro do café União me despertava na chegada a escola. O apito da fábrica da Antarctica anunciava que meu saudoso pai viria me buscar no fim da tarde na escola da cervejaria.

O doce da Dicunto. O pão italiano da Ana Neri. Festa de San Gennaro. O chacoalhar do trem que me guiava por todos os cantos da cidade. O ônibus elétrico descendo a rua da Mooca em direção ao centro… Inúmeras recordações que não cabem no peito e num parágrafo.

Mooca. Que lindo! Em seus fragmentos e retalhos busco afetos e você me entrega a eternidade de uma infância e adolescência mágicas vividas em cada um de seus quarteirões.

De todos os amores que você me apresentou na vida, Mooca, um ainda resiste ao tempo e as transformações.

É vinho tinto. É Colérico. É embriagante. É Moleque. É Clube Atlético Juventus!

Chegou aos 100 anos nessa data. Mas insiste, como eu, em levar a vida como um garoto. Vivendo de sonhos e paixões, muitas vezes não correspondidos.

Quando lhe encontro na rua Javari, mais que um gol, uma vitória, um título, busco a mim mesmo. Busco tudo aquilo que a Mooca carinhosa e generosamente me deu (e dá).

Mangiullo. Alfredo. Valentim. Barba. Natale. Agarelli. Romano. Jurandyr. Glauco. Luiz Fernando. Betão. Denis. Grela. Corona. Marcelo Santos. Hamilton. Guizao. Fernando Martinez. Milton. David. Cebola. Osvaldo. 13. Alexandre Fiori. Alexandre Trevizzano. E tantos outros juventinos que desde o final dos anos 80 compartilhamos os dissabores e emoções deste lindo clube.

Obrigado por existir! Cent’Anni Juve!

Padrão

2 comentários sobre “Juventus 100 anos!

  1. Alfredo Gasparetti disse:

    Que lindas Histórias. O bairro a vida cotidiana o futebol. A alegria é a saudade da felicidade. Parabéns, parabéns Juventus.

Deixe um comentário