Esportes

Copa Antel 2016

O Palmeiras disputará em janeiro a Copa Antel, em Montevidéu, no Uruguai, em busca de seu primeiro troféu na temporada 2016.

Disputada desde 2011, a competição é um torneio de verão que reúne as duas principais equipes uruguaias (Peñarol e Nacional), junto com mais dois convidados da América do Sul, em um quadrangular eliminatório, disputado no estádio Centenário. O Verdão será o primeiro clube brasileiro a disputar o torneio.

A patrocinadora do evento, Antel (Administração Nacional de Telecomunicação), é uma empresa pública de telefonia fixa do Uruguai.

O Peñarol venceu a primeira edição em 2011, ao vencer o Nacional por 2 a 1, na única edição em que não houve equipes convidadas.

Em 2012, disputaram Nacional, Peñarol, Libertad-PAR e Olimpia-PAR. Na decisão, o Olimpia-PAR venceu o Nacional e conquistou a taça.

Em 2013, a Copa Antel teve quatro edições num mesmo ano. Sporting Cristal-PER (2 vezes), Nacional e Guarani-PAR foram os vencedores das quatro taças em disputa.

Em 2014, Nacional, Peñarol, Atlético Rafaela-ARG e Olimpia-PAR foram os participantes. Na decisão o Nacional venceu o Atlético Rafaela pelo placar de 3 a 2.

Em 2015, Nacional do Paraguai e Sportivo Luqueño-PAR, foram os convidados. Na decisão, o Nacional conquistou o bi-campeonato (e seu terceiro troféu) ao vencer o Sportivo Luqueño-PAR pelo placar de 3 a 2.

Em todas essas edições, os canais de TV responsáveis pela transmissão das partidas e parceiros do evento foram: VTV, GolTV, TyC Sports, Tigo Sports, TVC Deportes.

Montevidéu

O primeiro jogo do Palmeiras na cidade de Montevidéu aconteceu em 8 de março de 1925. O Verdão enfrentou a Seleção Uruguaia e foi derrotada pelo placar de 3 a 2. Essa foi também a primeira partida do alviverde em um país estrangeiro.

Os gols palmeirenses foram marcados por Feitiço (2). Para os uruguaios marcaram: Saldombide (2) e Cea.

O Palestra atuou com a seguinte formação: Primo (G), Bianco, Nigro, Brasileiro, Amílcar, Serafini, Coé, Heitor, Feitiço, Tatú, Tito. Técnico: Amílcar Barbuy

Em 16 de maio de 1968, o Palmeiras decidiu a Libertadores da América na cidade de Montevidéu, contra o Estudiantes de La Plata-ARG. Derrotado por 2 a 0, o alviverde ficou com o vice-campeonato do torneio continental.

A última atuação do Verdão na capital uruguaia aconteceu em 17 de junho de 2009, em partida válida pelas quartas de final da Taça Libertadores da América, contra  o Nacional-URU. O empate em 0 a 0 eliminou o Palmeiras da competição.

Libertad

A primeira partida na competição será diante do Libertad-PAR. O Verdão encontrará um velho conhecido de sua torcida. Trata-se do zagueiro paraguaio Adalberto Roman que faz parte do elenco do Libertad-PAR. Pelo Palmeiras, Roman atuou em 16 partidas e marcou um gol, na fatídica temporada de 2012.

Saldivar (que jogou no Figueirense) e Benitez (que jogou no Atlético-MG) são outros atletas do time paraguaio com passagens pelo futebol brasileiro. O meio campista Richard Ortiz é o único atleta do atual elenco do Libertad-PAR que tem sido convocado regularmente para a seleção paraguaia nas Eliminatórias Sul-Americanas.

A equipe é treinada pelo uruguaio, naturalizado paraguaio, Ever Hugo Almeida Almada, que tem em seu currículo o Vice-Campeonato da Libertadores da América no comando do Olimpia-PAR, em 2013, entre outros feitos.

Tradição

O último torneio Sul-Americano que o Palmeiras disputou foi o  Torneio de Mar del Plata, em 1972, ao lado de San Lorenzo-ARG, Boca Juniors-ARG e Peñarol-URU. O Verdão sagrou-se campeão invicto.

Os torneios Sul-Americanos conquistados pelo Palmeiras em sua história são: Torneio de Manizales-Colômbia (1962), Torneio Cidade de Lima-Peru (1962), Torneio IV Centenário do Rio de Janeiro (1965), Torneio de Cochabamba-Bolívia (1970) e Torneio de Mar del Plata-Argentina (1972)

Estatísticas

Confira o desempenho do Palmeiras em confrontos internacionais:

Jogos 451
Vitórias 261
Empates 98
Derrotas 92
Gols Pró 923
Gols Contra 502
Primeira Partida: 26/10/1922 Palmeiras 4×1 Seleção do Paraguai
Maior Vitória: 15/7/1999 Palmeiras 15×0 Valle D’Aosta-ITA
Pior Derrota: 8/2/1947 Palmeiras 0x6 River Plate-ARG

Tabela

Estádio Centenário, em Montevidéu-Uruguai – Quarta-Feira (20/1)

Jogo 1 – Palmeiras x Libertad-PAR
Jogo 2 – Nacional-URU x Peñarol-URU

Estádio Centenário, em Montevidéu-Uruguai – Sábado (23/1)

Vencedor do Jogo 1 x Vencedor do Jogo 2 (decisão do título)
Perdedor do Jogo 1 x Perdedor do Jogo 2 (terceiro e quarto lugares)

simbolo-original

FORZA PALESTRA!!!

Anúncios
Padrão

8 comentários sobre “Copa Antel 2016

  1. Pingback: Palmeiras enfrentará Nacional do Uruguai pela Final da Copa Antel

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s