Esportes

Catarrada no Capetinha

Na noite de sexta-feira (16), durante o programa esportivo Fox Sports Rádio, da emissora de canal Fox Sports, o ex-jogador Edilson manifestou todo o seu mau-caratismo ao comentar sobre o goleiro Jailson, da Sociedade Esportiva Palmeiras.

O “Capetinha” se referiu ao atleta do Verdão que por ele ser negro não inspirava confiança, usando o seguinte termo:  “Goleiro negão sempre toma um gol”, disse.

Somente essa manifestação odiosa bastava para o telespectador mais atento desligar o seu aparelho de televisão, mudar de canal ou mandar uma mensagem ao ombudsman do canal repudiando tal pensamento.

Mas a coisa foi além. Não parou por aí. O diálogo que se seguiu na bancada sobre o assunto dá nojo. Os demais comentaristas, até certo ponto constrangidos, tentavam amenizar. Mas Edilson vomitava toda a sua ignorância, com argumentos cada vez mais podres e preconceituosos contra Jailson e os negros.

Poderia dizer que o negro Jailson é um dos poucos goleiros (se não o único) a ser campeão brasileiro sem derrotas na meta. Poderia dizer que o negro Jailson é um dos poucos goleiros (se não o único) a ficar mais de 500 dias sem uma derrota. Poderia dizer que o negro Jailson é um dos poucos goleiros (se não o único) a realizar um sonho de infância e defender as cores do seu clube de coração e ser idolatrado pela sua torcida.

Não. Nada disso. O que importava no pensamento de Edilson era evidenciar que o negro Jailson não tem valor. Ou qualquer outro negro, como ele próprio fez questão de generalizar com exemplos. A condição técnica do jogador ficou em segundo plano na opinião. A deficiência do arqueiro alviverde para Edilson era a cor de sua pele. Preferiu atacar o homem. A honra. A moral. Feri-lo na sua integridade, demonstrando toda a sua pequenez de alma publicamente (mais uma vez), o que tem sido praxe na sua vida dentro e fora dos gramados.

Edilson vestiu importantes camisas no futebol brasileiro e internacional, inclusive a do Palmeiras de Jailson. Chegou a seleção nacional. Cada vez menos lembramos dele por esses feitos, conquistas e dribles desconcertantes nos adversários. Pelo contrário. Está mais em evidência por suas condutas reprováveis.

Com uma folha corrida de mais de 30 processos nas costas, o rei das embaixadinhas, como ficou conhecido pela torcida corintiana após a final do Campeonato Paulista de 1999 entre Palmeiras e Corinthians, responde na justiça desde fraude em loterias a pensão alimentícia. Talvez agora acumule mais um B.O. em sua longa capivara criminal.

Não vi ao programa na íntegra. Mas quando tomei conhecimento e assisti ao que ele disse do nosso querido Jailsão da Massa, logo lembrei de Luiz Felipe Scolari. No ano 2000, o Palmeiras havia perdido para o Corinthians o primeiro jogo da semifinal da Taça Libertadores da América por 4 a 3. Scolari queria vingança. Principalmente de Edilson, então atleta do rival alvinegro.

O treinador palmeirense reuniu seus atletas no vestiário da Academia de Futebol e fez vazar para os microfones e gravadores da imprensa ali presentes a preleção pré-jogo para a segunda partida da eliminatória da competição continental entre os maiores rivais.

Na ocasião, Felipão foi categórico: “Quem é que no começo do jogo vai dar uma catarrada na cara do Edilson? Dar um cascudo! Enfiar o dedo nele, porque é um cara malandro, mas é cuzão, covarde, cafajeste!”, disse.

Faço minhas as palavras do mestre, ídolo, amigo e visionário Felipão. Antecipou com brilhantismo há 18 anos atrás, o que pensamos sobre Edilson e suas opniões.

jailson

FORZA VERDÃO!!!

Anúncios
Padrão

3 comentários sobre “Catarrada no Capetinha

  1. Luiz Oliveira disse:

    É… Infelizmente está escória vestiu nosso manto. E só teve projeção na carreira por ter sido campeão com a nossa camisa, se não estaria fadado a ser mais um esquecido por aí.
    Lamentável…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s