Esportes

História que se repete

Reproduzimos aqui um artigo escrito pelo jornalista Vincenzo Ragognetti na Revista Vida Esportiva Paulista, número 30, em agosto de 1942.

O conteúdo é atual e recorrente na história palmeirense. Qualquer semelhança é mera coincidência:

O Palestra vence, mas não convence… Sempre o velho estribilho

Desde a sua fundação, o Palestra não tem sorte com os comentários que os fãs de todos os times e os cronistas de todas as penas fazem sobre os resultados dos seus embates. O palestrino está acostumado com isso, e não liga, e acolhe tudo com o seu bom sorriso de superioridade, com aquela atitude que constitui o gesto de “faire de niches” dos que tem certeza do seu valor intrínseco e real.

A frase já se tornou a mofa tradicional do palestrino de todas as camadas. A cada fim de jogo, em que o quadro aplicou, com saúde e com galhardia, toda a potencialidade da sua habilidade, o torcedor do clube alviverde, contente com a vitória espetacular e bonita, pensa com ar de chacota e com a intenção de troçar:

“Amanhã, todos os jornais dirão que o Palestra venceu mas não convenceu!”

Dito e acertado: no dia seguinte, em letras garrafais, ou em letras sem garrafas, a maior parte dos cronistas tenta convencer os seus leitores de que o Palestra “venceu, mas… não convenceu”. Não convenceu, naturalmente, eles, torcedores sistemáticos do  “contra ao Palestra”, eles adversários intransigentes do alviverde, a todo o custo.

Não se compreende por que  isto acontece somente com o Palestra. Não se compreende ainda mais, entre cronistas imparciais, sem cor de nenhum clube, que olham as refregas com completa isenção de ânimo, e sem se deixar levar pela torcida, cega e vesga.

Um exemplo de palpitante atualidade: há dias, feriram-se dois encontros, que, nas vésperas, eram taxados de “jogos-chaves”, “jogos-perigosos”, em que o Palestra deveria atacar no seu “fortim”, o Juventus, o “papão de todos os campeões”, no seu campo na rua Javari; e em que o São Paulo F.C. deveria enfrentar na Vila Belmiro, no seu campo, na sua cidade, e com a sua torcida, o Santos F.C..

Pois bem, sabe-se o resultado dos dois embates: duas perfeitas “barbadas”, para os dois quadros colocados nos primeiros lugares. Leiam, por favor, as crônicas, do dia seguinte: o que o São Paulo fez foi um assombro, um espetáculo empolgante de futebol mestre, uma exibição memorável de clássico jogo de grande e alta categoria, enfim, um hino aos tricolores, que souberam tão galhardamente conquistar a vitória difícil.

O que fez o  Palestra, ao contrário, foi uma coisa fácil, pois o encontro foi bem pouco interessante, sem um só episódio digno de nota, uma refrega tão pouco disputada que nem valeu a pena de ir assistir, e um jornal, com o peso da sua responsabilidade, chegou ao cúmulo de afirmar, em letras de forma, que o jogo entre o Palestra e o Juventus chegou a dar… sono! A repetição da velha ladainha:  O Palestra venceu, mas não convenceu.

Ora, isso não se explica, porque não é justo. Tudo o que tem sabor de injustiça deve ser apontado, para se evitar a sua repetição. O Palestra é um clube de tamanha responsabilidade nos esportes brasileiros, de tamanha fama, em todos os centros, onde se cultiva o futebol no resto do país, que não precisa mendigar elogios a quem quer que seja. Cumpre a sua missão com altivez, com dignidade, e, direi também, com religiosidade. Mas é necessário não insistir no achincalhe sistemático a tudo que ele faz, a todas as vitórias que ele conquista, com igual esforço do que os outros, a todos os êxitos que ele obtém com sacrifício dos seus dirigentes, com abnegação dos seus sócios, com devoção, por todos aqueles que seguem a bandeira verde e branca.

Pois, que se “vencesse e não convecesse” o Palestra não seria, no panorama nacional, a sociedade típica que é, o “clube mais popular do Brasil”, e não teria privilégio glorioso de ser o único clube em todo o país que jogou, venceu e convenceu, em todos os campos dentro e fora do Estádio!”

periquito

FORZA VERDÃO!!!

Anúncios
Padrão

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s