Esportes, Italianidade

Italia nos Jogos Olímpicos 2016

A Italia é a nação, ao lado de França e Grã-Bretanha, a ter participado de todas as edições dos Jogos Olímpicos.

Nas Olimpiadas do Rio de Janeiro os italianos terão a chance de mostrar toda a sua tradição e classe esportiva perante a sua grande comunidade residente no Brasil, que a coloca na quarta posição entre os países que mais conquistaram medalhas de ouro, atrás de Estados Unidos, União Sovietica e Alemanha, em toda a história do evento.

Abaixo, uma pequena resenha do que a Italia apresentará em solo brasileiro esse ano, nas mais diversas modalidades e seus principais destaques:

Atletismo

Apesar de ter tradição, a Italia vive umas das piores safras em sua história. Ganhar uma medalha no Rio de Janeiro seria um milagre. Anna Eleonora Giorgi é a esperança na marcha atlética.

Badminton

A ítalo-suíça Jeanine Cicognini irá defender as cores do país. Mas com chances remotas de alcançar o pódio.

Volei de Praia

A delegação terá três duplas. Duas masculinas (Lupo-Nicolai e Ranghieri-Carambula) e uma feminina (Menegatti-Orsi Toth). A Italia nunca venceu uma medalha nessa modalidade é quer quebrar esse tabu.

Futebol

A Italia não obteve classificação para os Jogos Olímpicos.

Canoagem de Velocidade

A Italia não obteve classificação para os Jogos Olímpicos.

Canoagem Slalom

Daniele Molmenti (na modalidade K1) é considerado uma esperança de conquista de medalha.

Canoagem

Romano Battisti e Francesco Fossi, nas duplas senior, e o quarteto senior italiano (Giuseppe Vicino, Marco Di Costanzo, Matteo Castaldo e Matteo Lodo) atuais campeão do mundo podem trazer medalhas para o país.

Ciclismo de Estrada

Adriano Malori (vice-campeão mundial), Vincenzo Nibali, Fabio Aru e Elisa Longo Borghini são atletas de altíssimo nível e possuem grandes chances de medalhas.

Ciclismo de Pista

Elia Viviani  que deixou escapar a medalha em Londres, entra mais experiente e disposto a recuperar o que deixou para trás há 4 anos. Simona Frapporti (na classe omnium) é a esperança no feminino.

Ginástica Artística

Nos exercícios de solo (Vanessa Ferrari) e na trave (Carlotta Ferlito) possuem chances remotas de medalhas, mas podem fazer boa figura.

Ginástica Ritmica

A equipe feminina italiana foi quarta colocada no Mundial e vai atuar em alto nível por uma medalha.

Cama Elástica

O possível representante italiano seja o veterano Flavio Cannone. Só o fato de estar presente no evento, já é digno de comemoração.

Golf

Italia não tem um representante definido. Mas não lutará por medalhas.

Hóquei sobre grama

Italia não obteve qualificação

Judô

Possivelmente os italianos terão sete atletas: quatro mulheres e três homens. As esperanças ficam por conta de Odette Giuffrida e Edwige Gwend, no feminino, e entre os homens Elio Verde e Antonio Ciano.

Luta Greco-Romana

O único representante italiano será o ítalo-cubano Frank Chamizo, que venceu uma medalha de ouro histórica na categoria -65kg em 2015. É um dos favoritos da modalidade no Rio de Janeiro.

Mountain Bike

Eva Lechner, Marco Aurelio Fontana e Andrea Tiberi entram nos Jogos com chances de medalhas.

Natação

Gregorio Paltrinieri nos 1.500m nado livre e Federica Pellegrini no 4×200m nado livre são os maiores atletas italianos na modalidade.

Maratona Aquática

Rachele Bruni é apontada como uma possível medalhista. Simone Ruffini e Federico Vanelli são azarões que podem surpreender.

Nado Sincronizado

Não tem chances reais de conquistar medalhas.

Basquetebol

O masculino disputará o Pré-Olímpico em julho para tentar obter uma vaga. Uma tarefa dificilima, mas não impossível. Já as mulheres estão eliminadas.

Handebol

Não obteve qualificação no masculino e no feminino.

Polo Aquático

O masculino e o feminino disputam o Pré-Olímpico em abril. A Italia sediará o evento masculino em Trieste. O feminino disputará a vaga na Holanda. Ambos possuem chances de virem para o Rio de Janeiro.

Voleibol

A equipe masculina sempre é candidata as primeiras colocações. No Rio não será diferente. As mulheres disputam o Pré-Olímpico Mundial em busca de uma vaga.

Pentatlon

Riccardo De Luca, campeão da final da Copa do Mundo em 2015, é o grande nome italiano. Alice Sotero é outra atleta que pode fazer bonito.

Levantamento de Peso

Genny Pagliaro, no feminino, e Mirco Scarantino, no masculino, são os italianos mais bem ranqueados nessa modalidade. Mas é quase impossível a conquista de medalhas.

Pugilismo

Clemente Russo e Valentino Manfredonia são os boxeadores que podem fazer um bom papel. Mas as chances de medalhas na modalidade são pequenas.

Rugby

Italia não obteve qualificação.

Esgrima

Como sempre, será a modalidade dominante da Italia. A Azzurra possui chances em todas as classes masculinas e femininas (espada, sabre e florete).

Equitação

Sem nenhuma perspectiva de medalha. Não há destaque individual e nas provas de equipe a Italia não obteve qualificação.

Taekwondo

Os italianos falharam no Pré-Olímpico e não classificou nenhum atleta.

Tênis

Bolelli-Fognini, nas duplas masculinas, são os mais qualificados para assegurar uma boa opção para os italianos.

Tênis de Mesa

Inexpressiva as chances da Italia de qualquer sucesso nessa modalidade. Se houver algum representante, não passará de um coadjuvante.

Tiro

Niccolò Campriani, Petra Zublasing, Giuseppe Giordano, Francesco Bruno e Marco De Nicolo. Todos com grande chances de medalhas. Modalidade com muita tradição.

Fossa Olimpica

A Italia possui uma equipe das mais fortes nessa modalidade. Grande expectativa por medalhas individuais e coletivas.

Arco e Flecha

A equipe masculina foi medalha de prata no Mundial de 2015. As mulheres lutarão por vaga através do Pré-Olímpico!

Triathlon

Annamaria Mazzetti e Alice Betto tem como objetivo ficar entre as dez primeiras. Mas as chances de medalhas são pequenas.

Saltos Ornamentais

Tania Cagnotto e Francesca Dallapé brigarão por medalhas para a Italia. São as melhores da modalidade no país.

Vela

Giulia Conti e Francesca Clapcich são as esperanças italianas para fazer bonito no Rio-16 e trazer uma medalha para os peninsulares.

 

535px-Scudetto_Italia_Calcio

VIVA A ITÁLIA!!!

Anúncios
Padrão

29 comentários sobre “Italia nos Jogos Olímpicos 2016

  1. Ivani Maria Naves Yamashita disse:

    É o texto que procura para uma atividade, que será realizada no Colégio que trabalho, no mês de maio sobre as Olimpíadas. O país da minha turma é a Itália. Esse foi o único com a lista dos esportes italianos para as Olimpíadas do Rio de Janeiro.

    • Ivani, que bacana…. Que bom saber que isso irá ajudar uma turma de colégio… Estou muito feliz e honrado. Use-o da melhor forma… E se puder ajudar com algo a mais, me avise. Sou um estudioso dos esportes na Italia. Abracos

  2. eu estou fazendo um trabalho para o colegio sobre as olimpiadas que tem como titulo Modalidades olmpicas , joinville inteiro esta fazendo o mesmo projeto e seu site esta bem completo vou conseguir uma boa nota no meu trabalho.
    muio obrigado pela ajuda

  3. MEUS PAIS PEDIRAM PARA A PROFESSORA DE EDUCAÇÃO FÍSICA PARA EU FAZER UM TRABALHO PORQUE EU NN PODIA FREQUENTAR ÀS AULAS POR QUESTÕES MÉDICAS PARA EU NN FCR SM NOTA!!! AÍ EU NN GOSTEI PQ HÁ PRA QUE TRABALHO CMÇR RECLAMAR PQ TEVE TRABALHO. MAS AÍ EU COMECEI É SOBRE AS OLIMPÍADAS RIO 2016 AQUI MESMO NO BRASIL. E PRECISA ESCOLHER 10 PAÍSES E FZR UMA PESQUISA MAIS PROFUNDA. E É PARA ESCOLHER 10 PAÍSES. ENTRE ELES ESTÁ A ITÁLIA. E QUERIA QUE VC ME AJUDASSE PESQUIZARSOBRE OS JOGOS SOBRE A ITÁLIA QUE VAI PARTICIPAR MAIS PROFUNDA. SOBRE OS JOGOS E QUERIA QUE VC FORVAROZEDO ME AJUDASSE PD SR. OBRIGADA. ABRAÇO

  4. Henri disse:

    Preciso Saber Como é a historia da italia nos jogos olimpicos ex: desde quando ela frequenta e como ela é nos jogos olimpicos.
    A maioria eu peguei do seu site pois esta muito completo, só preciso saber isso que perguntei obrigado!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s