Esportes

A Magia dá Adeus

Após a vitória alviverde no clássico contra o Corinthians por 2 a 0, Valdivia sinalizou com a sua saída do Palmeiras. Com uma grande exibição e sendo decisivo nos dois gols palmeirenses, o Mago pode ter feito a sua última partida com a camisa alviverde no Derby de Itaquera.

Em suas duas passagens (2006/08 e 2010 até hoje) pelo clube de Palestra Itália, o chileno viveu uma relação extremamente sentimental e passional. Foi amor e ódio. Foi craque e chinelinho. Foi gênio e displicente. Foi céu e inferno. Foi oito e oitenta. Dividiu opiniões. Não teve meio termo.

Particularmente, me identifico com essa personalidade do nosso meia. Gosto de gente assim. São autênticos em seus gestos ao errar e acertar. Seguem seus impulsos e deixam marcas, negativas e positivas, por onde passam.

Curiosamente, em sua estreia diante do Juventude-RS, pelo Campeonato Brasileiro, em 17 de agosto de 2006, no estádio Palestra Itália, ele entrou no segundo tempo substituindo o ídolo palmeirense Edmundo. O Animal em toda a sua carreira também foi passional e polêmico, tal qual o chileno.

Valdivia é, sem dúvida alguma, o jogador mais irreverente do Palmeiras no século XXI. Foi ele protagonista de momentos que incendiaram os palestrinos: O Chororô, O Chute no vácuo, O “cala a boca” para o Rogério Ceni e, por fim, as Embaixadinhas em Itaquera.

As lesões foram, talvez, o seu maior obstáculo em sua trajetória no Palestra Itália. Algumas consideradas forçadas. Outras de fato abateram o meia e bloquearam todo o seu potencial. Inquestionável, entretanto, é o seu talento, empatia e carisma.

Em nove temporadas com o Palmeiras conquistou apenas dois títulos: Campeonato Paulista (2008) e Copa do Brasil (2012), sendo protagonista em ambos. Poderia ter vencido outros troféus pelo Verdão. Mas nesse período em que defendeu o clube foi quase sempre o talento solitário de equipes com baixo nível técnico.

Valdivia é o segundo maior artilheiro do Palmeiras no Século XXI, com 41 gols marcados, em 241 jogos, entre 2006 a 2015. Abaixo, o desempenho do Mago nos clássicos contra os principais rivais paulistas:

Contra o Corinthians
Jogos: 15
Gols: 1
Vitórias: 5
Empates: 5
Derrotas: 5
*** Expulso em uma partida

Contra o São Paulo
Jogos: 15
Gols: 3
Vitórias: 4
Empates: 4
Derrotas: 7
*** Perdeu uma penalidade máxima

Contra o Santos
Jogos: 10
Gols: 0
Vitórias: 2
Empates: 4
Derrotas: 4

Valdivia, com seus defeitos e qualidades, foi o jogador que mais se identificou com o palmeirense no novo século. É a referência alviverde para toda uma geração de torcedores palestrinos carentes de ídolos e de bons times.

O Mago se despede do Palmeiras para defender o Chile na Copa América. A incerteza de sua volta é o que fica no coração do torcedor. Se o Derby de Itaquera, de fato, representou o adeus definitivo do meia com a torcida palestrina, nos resta apenas a gratidão pelos bons momentos e o desejo de boa sorte em seu novo destino!

vacuo

VALDIVIA CHUTA NO VÁCUO

silencio ceni

VALDIVIA MANDA ROGÉRIO CENI FICAR QUIETINHO

chororo

VALDIVIA FAZ O CHORORÔ

No vídeo abaixo, Valdivia mostra quem é o verdadeiro Rei das Embaixadas nos Derbys, na vitória palmeirense sobre o Corinthians, em plena Arena de Itaquera:

https://www.youtube.com/watch?v=dDZFzaUHzjU

VALEU, MAGO! MUITO OBRIGADO!

Anúncios
Padrão

6 comentários sobre “A Magia dá Adeus

  1. Chiquinho disse:

    A Diretoria do Palmeiras tem que renovar com o Valdivia , ninguém no atual elenco pode substituí-lo !!!!! RENOVA COM NOSSO CAMISA 10 !!!!

  2. felipeomoraes disse:

    Haha. De embaixadinhas eu entendo, hein, Galuppo?!. Não sou fã do chileno por óbvio, assim com imagino não alimentar sentimentos positivos em relação ao pé de anjo (o algoz das embaixadas creio que vc admire pelo que fez pelo seu time). Mas realmente esses ídolos mexem com a nossa cabeça, saem do lugar comum e marcam nossos corações. Espero que eles nunca acabem para o bem do futebol.

    Abração

  3. Anna Isolani disse:

    Parabéns pelo texto, caro amigo Galuppo. Apesar de todas as ausências do Mago, se ele for, vai deixar saudades e lembranças de muita emoção, e se ficar vai tirar o sono dos rivais. El Mago Valdívia!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s