Esportes

Quando futebol é um detalhe

Mala branca, mala preta, promotor, stjd, segurança, bares, violência, teorias conspiratórias e outras aberrações. Tudo isso, dentro de um outro contexto, faria sentido. Menos no futebol. Essa semana lendo, assistindo e ouvindo a mídia esportiva o espectador mais atento percebe que o assunto futebol – puramente – ocupou pouco mais de 10% de todo o conteúdo dos noticiários.

Declarações absurdas, auto-promoção, gente em busca de holofotes e desvio de foco  revelam que a mentalidade esportiva do Brasil está cada vez mais atrofiada e pequena. Não é a toa que os resultados esportivos de nossos clubes e de nossa seleção seguem pífios, afinal, cada vez menos o esporte tem seu espaço ocupado por gente preparada e que entende do riscado.

Em plena reta final do principal campeonato nacional, sabemos menos das qualidades  reais das equipes, dos nomes dos atletas, das possibilidades de cada um, dos esquemas táticos mais adequados, dos astros que podem dedicidir positiva e negativamente, do desgaste de uma temporada extenuante, dos projetos para o futuro das equipes e das competições, das grandes revelações, dos grandes fracassos.

Enfim, tudo foi dito, menos do sacrossanto mundo da bola. Hoje, o nome de um promotor está mais em evidência que o camisa 9 do time de coração. Ao invés de se preocupar com o adversário no campo de jogo, todos estão angustiados por saber se irá surgir alguma liminar ou grande golpe de bastidor que mude o destino dos fatos.

O colarinho branco dá lugar ao suor da camisa. A caneta pesa mais que a chuteira. A lama  passa a não ser mais uma consequência de um fator climático. A honra ao mérito se torna um cifrão na conta bancária. A paixão do torcedor uma megasena acumulada. E o futebol segue sendo apenas um detalhe.

untitled

Anúncios
Padrão

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s