Artes, Esportes

História do Futebol

Biblioteca Mário de Andrade inaugura selo editorial com o lançamento de Primeiros passes – Documentos para a história do futebol em São Paulo, de Wilson Gambeta

No dia 7 de julho, às 19 horas, a Biblioteca Mário de Andrade lança o primeiro livro com o selo Biblioteca Mário de Andrade Edições, em uma iniciativa que busca tornar acessível a um público mais amplo o catálogo de obras raras da maior biblioteca pública de São Paulo – e segunda maior do país.

Com organização de Wilson Gambeta e textos de Hans Nobiling, Luiz Fonseca, Antonio Figueiredo e Mario Cardim, a publicação de estreia do selo – e também primeiro livro da Edições Ludens –, Primeiros passes:  Documentos para a história do futebol em São Paulo (1897-1918), reúne, em formato fac-símile, quatro obras históricas, esgotadas há décadas, que, juntas, formam um importante panorama do futebol paulista de meados do século XX.

A primeira delas, Primórdios de dados históricos da implantação do futebol em São Paulo, publicada pela primeira vez em 1937, é o relato memorialístico do imigrante alemão Hans Nobiling, um texto curto e esclarecedor sobre os anos iniciais do futebol em São Paulo, até 1900. Ao lado de outros nomes importantes da história do futebol nacional, como Charles Miller, Arthur Ravache e Armando Prado, Nobiling também foi um grande articulador de clubes, times e campeonatos.

O segundo documento, Guia de football, de 1906, de Mario Cardim e Luiz Fonseca, traz um cenário diferente. Na época, o esporte havia se transformado em espetáculo para o público, e percebia-se o entusiasmo dos torcedores. O Guia, folheto praticamente dirigido a fãs, reúne informações básicas para quem quer acompanhar um torneio: regras do jogo, regulamentos de campeonatos e principais jogadas. Ou seja, é o antecessor dos pequenos manuais de campeonatos que até hoje circulam.

O resumo histórico do Club Athlético é um folheto institucional em comemoração à inauguração da nova sede do clube, no Jardim América, em 1917. A agremiação vivia maus momentos e o folheto tinha como objetivo não só publicar um memorial que marcasse a conclusão das obras, mas também atrair novos contribuintes para sustentar as finanças do clube. A obra talvez seja um dos mais antigos registros de um gênero textual muito comum nos dias de hoje: a narrativa histórica inspirada em crônicas esportivas. É um relato de partidas e campeonatos, vitórias e derrotas que marcaram a história do clube.

A obra que encerra a seleção, História do football em São Paulo, publicada em 1918 pelo jornalista Antonio Figueiredo, foi a que primeiro abordou esse tema. Raríssimos exemplares circulam hoje em dia, nas mãos de colecionadores. Trata-se de uma crônica esportiva nas fronteiras entre jornalismo, historiografia e ficção literária. Apesar da abrangência do título, Figueiredo focou a narrativa no campeonato da capital, não citando as disputas interioranas. O recorte elitista transformou-se em padrão para outras obras sobre o tema do mesmo período, e o livro tornou-se uma espécie de “história oficial” do futebol para as duas primeiras décadas do século XX.

 

Primeiros passes – Documentos para a história do futebol em São Paulo (1897-1918) Organizador: Wilson Gambeta

Editoras: Biblioteca Mário de Andrade Edições e Edições Ludens

Páginas: 448

ISBN: 978-85-68146-00-2

Valor: R$ 60,00

 

Lançamento dia 07/07, segunda-feira, a partir das 19h

Biblioteca Mário de Andrade

Rua da Consolação, 94 – Centro – São Paulo – SP

(Metrô – estação Anhangabaú ou República)

Telefone: 11. 3775 0002

bma@prefeitura.sp.gov.br / http://www.bma.sp.gov.br

Anúncios
Padrão

2 comentários sobre “História do Futebol

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s