Esportes

Centenário – 100 Atos (Parte 5)

Três clubes que compõem a Série A e B do Campeonato Brasileiro em 2014 possuem alguma relação histórica com a Sociedade Esportiva Palmeiras: Goiás, Cruzeiro e Paraná Clube.

Goiás

Lino Barsi, idealizador, organizador e fundador do Goiás Esporte Clube nasceu em Sant’Ana dos Olhos D’Água, hoje Ipuã, no Estado de São Paulo, próxima a São Joaquim da Barra e Ribeirão Preto. Ainda menino foi para Goiás.
Antes da fundação do Goiás, Lino Barsi assistia aos jogos do Atlético e Goiânia sem, contudo, simpatizar-se com nenhum dos dois. Ele tinha muito amor pela cor verde. Era intenção de Lino Barsi dar ao nome do Goiás de Palestra Itália numa referência ao Palmeiras de São Paulo e Cruzeiro de Belo Horizonte, visto que ele era descendente de italianos. Ele foi voto vencido e, então, concordou com os demais pioneiros do clube que recebeu o nome de Goiás Esporte Clube, porém sua vontade foi respeitada quanto às cores verde e branca e o mascote periquito.

Cruzeiro

No início do século XX, a colônia italiana de Belo Horizonte tentava, sem sucesso, formar um time de futebol que pudesse disputar os torneios locais. Pouco depois, foi a vez do Palestra Brazil (1918), que nem chegou a ser implantado, ficando apenas no projeto.
Em 1920, aproveitando a presença do cônsul italiano na capital mineira, alguns desportistas da colônia levaram-lhe a ideia da criação do clube, nos mesmos moldes do Palestra Itália, de São Paulo, o atual Palmeiras. A resolução foi acertada depois que algumas das principais ‘famílias italianas’, principalmente as abastadas, se prontificarem a participar do projeto de fundação do clube, que deveria representar a colônia em Belo Horizonte. Na fábrica de materiais esportivos e calçados de Agostinho Ranieri, situada à rua dos Caetés, ficou decidida a fundação do clube que deveria fazer frente aos três grandes da capital: Atlético Mineiro, América e Yale. Nascia, naquele momento, a Società Sportiva Palestra Itália, criada no dia 2 de janeiro de 1921.

Paraná Clube

No Paraná houve um Palestra Itália Futebol Clube, fundado em 1921, que fundiu-se com o Britânia Sport Club e com o Clube Atlético Ferroviário em 1971 para dar origem ao Colorado Esporte Clube. O Colorado, por sua vez, fundiu-se ao Esporte Clube Pinheiros, formando o Paraná Clube em 1989.

BASQUETE DO VERDÃO FAZ JOGO BENEFICENTE

O basquete do Palmeiras joga pelo NBB 6 na próxima terça-feira (25), contra o Universo/Goiânia, às 20h, no ginásio do Palestra Italia, e aproveitará a partida para realizar uma ação beneficente, com a venda de ingressos para o jogo em prol do torcedor Lucas Neres, que mora em Brasília-DF, e sofre de insuficiência respiratória – provocada por uma doença chamada bronquiolite obliterante.

Vamos apoiar essa boa causa e comparecer no ginásio!

AÇÃO BENEFICENTE – VENDA DE INGRESSOS PARA O JOGO PALMEIRAS/MELTEX X UNIVERSO/GOIÂNIA DIA: 25/02/2014, terça-feira HORÁRIO: 20h00 LOCAL: Ginásio Palestra Italia

ONDE COMPRAR OS INGRESSOS

BILHETERIAS DO PALESTRA ITALIA (AV. FRANCISCO MATARAZZO) – A partir de sábado (22), das 10h às 17h; LOJA ACADEMIA STORE (RUA AUGUSTA, Nº 2.078 – JARDIM PAULISTA) – Sábado (22), segunda (24) e terça-feira (25), das 9h às 20h; domingo (23), das 10h às 18. VALOR: R$10

JUVENTUS SE REFORÇA PARA A SÉRIE A-3

O técnico Luiz Carlos Ferreira, que assumiu o Juventus na última quarta-feira (19), ganhou cinco reforços para a disputa do Campeonato Paulista da Série  A-3. Os destaques ficam por contam do veterano atacante Osny e do volante Lucas Louzã, que é irmão do atacante MG.

Confira a relação dos atletas:

Osny – 37 anos – atacante
Nome completo: Osny Almeida Pereira
Clube anterior: Internacional de Bebedouro

Marcelo Santos – 27 anos – lateral-direito
Nome completo: Marcelo dos Santos
Clube anterior: Santo André

Moisés – 23 anos – meia
Nome completo: Moisés Mendes Biancardi
Clube anterior: Rio Claro

Adriano – 26 anos – atacante
Nome completo: Adriano de Oliveira Santos
Clube anterior: Noroeste

Lucas Louzã – 23 anos – volante
Nome Completo: Lucas Rodrigo Louzã
Clube anterior: Monte Azul

BRESCIA PERDE NO ITALIANO SÉRIE B

Na tarde de sexta-feira (21), o Brescia foi derrotado pelo Crotone pelo placar de 1 a 0, fora de casa, em partida válida pelo segundo turno do Campeonato Italiano Série B.

O Brescia atuou com a seguinte formação: Cragno; Paci, Coletti, Di Cesare; Mandorlini, Benali (Rubén Olivera), Budel(Valotti), Grossi, Scaglia; Corvia (Kukoc), Caracciolo. TécnicoBergodi.

A próxima partida será no dia 1 de março contra o Carpi, no estádio Mario Rigamonti, em Brescia.

Anúncios
Padrão

2 comentários sobre “Centenário – 100 Atos (Parte 5)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s